
O monitor de computador foi inventado em 1971 por Douglas Engelbart, um engenheiro americano que trabalhava no laboratório de pesquisa da SRI International. O monitor original era aprimorado desde os primórdios das telas de televisão. Era uma tela plana, com imagens formadas a partir de trilhas de feixes de electrões acelerados direccionados para o écran, dispondo na superfície da tela uma matriz de pontos luminosos. As telas foram sendo melhoradas ao longo dos anos e tornaram-se cada vez mais sofisticadas, permitindo a visualização de gráficos e imagens mais complexos.
Em 1972, George Heilmeier desenvolveu o primeiro monitor LCD (Liquid Crystal Display), que tinha maior resolução do que os monitores tradicionais e foi usado principalmente nos dispositivos portáteis. Mais tarde, os monitores a cores foram introduzidos no mercado e tornaram-se cada vez mais populares devido à sua qualidade de imagem superior. Os monitores modernos são fabricados com tecnologias como o LCD e LED (Light Emitting Diode). Os painéis LED oferecem melhor qualidade de imagem devido à sua maior contraste e taxa de atualização mais rápida.
Os monitores modernos tendem a ser maiores, pois os usuários querem ter uma experiência visual melhor enquanto navegam na internet ou assistem vídeos. As telas grandes também permitem que os usuários trabalhem em várias janelas abertas simultaneamente para executar várias tarefas.