
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pelo Governo Federal brasileiro em 2004 como parte da Lei n° 11.096/04, também conhecida como Lei de Cotas. A lei foi proposta por diversos estudantes e ativistas sociais, liderados pelo professor e pesquisador Paulo Freire.
O objetivo do PROUNI é aumentar o acesso à educação superior para alunos de baixa renda, por meio da concessão de bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior. O programa foi criado como uma forma de democratizar o acesso à educação superior no Brasil, permitindo que estudantes que não possuem recursos financeiros possam ter acesso gratuito a cursos universitários.
Desde sua criação, o PROUNI tem sido um grande sucesso e já beneficiou milhares de alunos. Em 2020, mais de 9 milhões de pessoas já haviam se inscrito no programa, e 2 milhões delas haviam recebido bolsas parciais ou integrais para cursar uma faculdade privada. O programa também tem contribuído para diminuir as desigualdades sociais no país, pois permite que estudantes menos favorecidos tenham acesso à mesma qualidade de ensino oferecida em instituições privadas.