
O invento do ferro a vapor foi atribuído ao americano Thomas Newcomen, que patenteou sua invenção em 1705. O ferro a vapor foi desenvolvido como uma máquina de vapor para facilitar a remoção de água das minas inglesas. O projeto foi construído com o uso de um cilindro e um pistão em movimento. Quando o vapor entrava no cilindro, o pistão era impulsionado para baixo, forçando o ar para fora, criando um vácuo que permitia que o líquido subisse. O peso do pistão então impulsionava o líquido para fora e a água era expelida.
No início dos anos 1700, Thomas Newcomen construiu a primeira máquina de vapor movida por combustível fóssil que conseguiu produzir trabalho útil. A primeira máquina de vapor tinha um grande cilindro feito de metal fundido no qual era colocado carvão e água sob pressão. O calor liberado pelo combustível aquecia o cilindro, transformando a água em vapor e assim produzindo energia mecânica para mover as peças da máquina.
Newcomen é considerado um pioneiro na revolução industrial devido à sua invenção revolucionária do ferro a vapor que permitiu que as pessoas trabalhassem mais rapidamente e produzissem bens em grandes quantidades. A máquina permitiu que os mineiros cavassem profundamente nas minas e também serviu como base para outras invenções industriais importantes, como motores a vapor e turbinas hidráulicas.