A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A origem do aspirador

A origem do aspirador A origem do aspirador

O aspirador de pó foi inventado em 1901 pelo inventor britânico Hubert Cecil Booth, que era um engenheiro mecânico. Ele tinha a intenção de projetar o primeiro aspirador de pó para facilitar a limpeza de tapetes e carpetes em residências. Ao invés de usar vassouras e panos, Booth começou a trabalhar em um dispositivo mecânico que poderia usar sucção para remover poeira e sujeiras dos tecidos.

Ele desenvolveu um motor elétrico com palhetas rotativas que permitiu uma forte sucção através de tubos flexíveis. O protótipo original do aspirador utilizava uma carroça equina para fornecer energia elétrica ao motor, o que significava que o aparelho precisava ser transportado às casas dos clientes. Apesar da complexidade inicial, este protótipo foi bem sucedido na limpeza profunda dos tapetes e carpetes.

Em 1905, Booth patenteou seu invento e fundou a British Vacuum Cleaner Company (BVCC). A BVCC continuou a melhorar o design do aspirador por mais de 40 anos, adicionando elementos como filtros de poeira, cestos de armazenamento para recolher detritos e cabos retráteis. Hoje em dia, existem muitos tipos diferentes de aspiradores com diferentes níveis de potência e tamanhos, mas todos baseados no design original criado por Booth há mais de 100 anos atrás.