A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quem inventou o alfabeto

Quem inventou o alfabeto Quem inventou o alfabeto

O alfabeto foi criado em torno de 1500 aC, na região do Mar Mediterrâneo. Foi desenvolvido por diversos povos, como os egípcios, os fenícios e os gregos.

Os fenícios foram provavelmente os primeiros a desenvolver um sistema de escrita baseado em sombras e sinais. Eles usaram esses sinais para representar as vogais e as consoantes dos sons que formavam sua língua. Esses sinais eram conhecidos como letras fonéticas ou alfabeto fonético.

Os antigos egípcios também desenvolveram seu próprio sistema de escrita chamado hieroglifos. Embora os hieroglifos não tenham sido diretamente relacionados às letras do alfabeto moderno, sua influência foi importante para o desenvolvimento do alfabeto atual.

Os gregos foram os primeiros a usar um alfabeto completo, com 24 letras para representar todos os sons da língua grega. O alfabeto grego se baseava nos caracteres criados pelos fenícios, mas o número de letras foi aumentado para melhor representar todos os sons da língua grega. A partir do alfabeto grego, muitas outras línguas usaram o mesmo padrão para criar seu próprio alfabeto, incluindo o latim e o inglês moderno.