A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quem inventou a máquina a vapor

Quem inventou a máquina a vapor Quem inventou a máquina a vapor

A máquina a vapor foi inventada por Thomas Savery em 1698. Savery era um engenheiro britânico que tinha patenteado a primeira máquina de vapor. Ele inventou o dispositivo para bombear água para fora dos navios e caldeiras, usando a pressão do vapor para empurrar a água, em vez de usar pás manuais ou animais. A máquina de Savery não era muito eficiente, no entanto, pois ela exigia uma grande quantidade de combustível para gerar vapor suficiente.

Em 1712, Thomas Newcomen desenvolveu uma versão melhorada da máquina de Savery. A nova máquina usava um pistão ativado por ar comprimido para criar movimento alternativo do pistão que poderia ser usado para bombear água e outros líquidos. Esta máquina tornou-se conhecida como "máquina de Newcomen" e foi amplamente utilizada em minas inglesas para bombear água das profundezas das minas.

No final do século XVIII, James Watt desenvolveu ainda mais a tecnologia da máquina a vapor. Ele melhorou o desempenho da máquina de Newcomen adicionando um sistema de condensação separado que reduziu significativamente o consumo de combustível necessário para produzir vapor suficiente. Esta inovação revolucionou os motores à vapor e permitiu que se tornassem viáveis para vários fins comerciais e industriais.