
O leite condensado foi inventado em 1856 pelo farmacêutico norte-americano Gail Borden. O produto foi criado como uma alternativa ao leite fresco, que era muitas vezes instável e difícil de armazenar. O leite condensado foi desenvolvido por Borden como uma forma de preservar o leite por um período de tempo mais longo.
Borden descobriu que, ao remover grande parte da água e do açúcar do leite, ele poderia criar um alimento concentrado que era relativamente estável e duradouro. Ele também usou vácuo para remover o ar dos recipientes para evitar o crescimento bacteriano e outros tipos de contaminação. Ajudou a tornar seus produtos mais seguros para consumo humano.
Borden começou a produzir seu novo produto em sua fábrica de Boston chamada Eagle Condensed Milk Company. Seu produto se tornou extremamente popular entre os soldados durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). Os soldados adoravam o sabor do leite condensado e apreciaram o fato de ser fácil de transportar e armazenar em campanha militar.
Depois da guerra, o produto ganhou enorme popularidade entre os consumidores em toda a América do Norte. Hoje, é um dos itens mais populares nos supermercados americanos e é amplamente utilizado na culinária caseira, especialmente nas sobremesas.