
A fotografia foi inventada por Joseph Nicéphore Niépce, um francês nascido em 1765. Ele é conhecido como o pai da fotografia. Foi ele que desenvolveu a primeira imagem preservada por meio de luz, algo que tem sido descrito como uma técnica de ponto e contraponto.
Niépce usou um processo chamado heliografia, que usa uma lente para direcionar a luz para uma placa coberta com um químico sensível à luz, o talco. Ao expor a placa a determinados níveis de luz, ela criaria uma imagem. O resultado era um negativo áspero e granulado.
Niépce descobriu este processo em 1816, mas levou anos até torná-lo viável para a produção de imagens. Em 1826, ele começou a trabalhar com Louis Daguerre, que havia desenvolvido seu próprio método de produzir imagens. Daguerre criou o daguerreótipo (uma técnica precursora da fotografia moderna), que foi reconhecido mundialmente como o primeiro processo de produção rápida e confiável de imagens estáticas.
Mais tarde no século XIX, outros inventores começaram a trabalhar no desenvolvimento da fotografia moderna. George Eastman fundou a Kodak em 1888 e foi o responsável pelos primeiros filmes e câmeras simples para uso doméstico. No início do século XX, os avanços na tecnologia permitiram que as pessoas tirassem muitas mais fotos do que antes e isso fez com que a fotografia se tornasse popular entre grande parte da população mundial.