
A Francesinha é um prato típico português, originário da cidade do Porto e região Norte de Portugal. É considerada um dos pratos mais populares da cozinha Portuguesa.
A história da Francesinha remonta aos anos 50. Nas décadas de 40 e 50, muitos portugueses foram trabalhar para o estrangeiro especialmente para França, onde o seu principal alimento era o Croque Monsieur, que consistia em pão com queijo e presunto assado com molho bechamel. Quando esses portugueses regressaram a Portugal, o Croque Monsieu ganhou notoriedade e foi adaptado às características culinárias do país, tornando-se num prato único: A famosa Francesinha.
O nome Francesinha vem do facto de ter sido inspirada no prato francês Croque Monsieur, sendo mais uma adaptação com sabor português. O prato é feito com duas fatias de pão francese recheadas com vários embutidos (como presunto, chouriço, morcela), bife de carne e queijo derretido por cima. Por fim é servido com molho especial feito à base de cerveja e temperos, e normalmente é servido acompanhado por batatas fritas.
Esta iguaria tornou-se tão popular na região do Porto que foi considerada Património Gastronómico Imaterial em 2011, pelo Governo Português. Hoje em dia é possível encontrar a Francesinha em restaurantes espalhados por todo o país.