A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O que significa vacina

O que é vacina O que é vacina

Uma vacina é um produto medicinal utilizado para prevenir doenças infecciosas. Ela contém um germe ou parte dele que foi enfraquecido ou morto, ou uma substância química produzida por determinado germe, e que induz a produção de anticorpos no organismo. Assim, quando a pessoa é exposta ao germe real da doença, seus anticorpos já estarão preparados para combater a infecção.

A primeira vacina foi descoberta em 1796 pelo médico inglês Edward Jenner e consistia na inoculação de material retirado das lesões de uma doença conhecida como varíola bovina. A partir desta descoberta, outras vacinas foram desenvolvidas para diversos tipos de doenças infecciosas, incluindo tifo, sarampo, coqueluche e rubéola. Hoje em dia existem vacinas contra mais de 20 doenças infecciosas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças recebam as vacinas necessárias para prevenir doenças infecciosas graves e fatais. Além disso, os adultos também podem se beneficiar com algumas vacinas específicas dependendo da idade e dos fatores de risco para determinadas doenças infecciosas.