A quimioterapia é um tratamento usado para tratar muitos tipos diferentes de câncer. Envolve o uso de medicamentos especiais, chamados quimioterápicos, para destruir as células cancerÃgenas. O objetivo da quimioterapia é matar as células cancerÃgenas e impedir que se espalhem e causem ainda mais danos ao organismo.
A quimioterapia pode ser administrada de várias maneiras, incluindo via oral, intravenosa ou por injeção direta nas áreas afetadas pelo câncer. Os medicamentos quimioterápicos podem ser administrados individualmente ou em combinações, dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença. A dose e a freqüência da quimioterapia variam de acordo com o paciente.
Em alguns casos, a quimioterapia pode ser usada em conjunto com outros tratamentos, como cirurgia e radioterapia. Isso permite que os médicos ataquem o tumor desde todos os ângulos possÃveis, com o objetivo de reduzir a quantidade de tecido canceroso no corpo do paciente.
Apesar dos avanços significativos na área da quimioterapia nos últimos anos, existem efeitos colaterais associados à terapia que podem ser desagradáveis ​​para alguns pacientes. Estes efeitos colaterais podem variar dependendo do tipo de medicamento usado, mas geralmente incluem náusea, vômito, perda de apetite, alterações na pele e perda temporária ou permanente dos cabelos.

