
O narcisismo é um transtorno de personalidade caracterizado por uma profunda necessidade de sentir-se admirado e amado, assim como a necessidade por autoestima elevada. Os indivíduos narcisistas são geralmente muito centrados em si mesmos, sentindo que tudo o que fazem é superior ao dos outros e exigindo constantemente atenção, elogios e reconhecimento. Eles também tendem a ter um grande senso de direito e se sentem ofendidos quando não obtêm o que desejam.
Aqueles com o transtorno de personalidade narcisista são geralmente extremamente sensíveis às críticas, julgamentos e avaliações negativas dos outros. Eles também podem exibir comportamentos manipuladores para conseguir o que querem, além de frequentemente se envolverem em relacionamentos abusivos.
O transtorno de personalidade narcisista é diferente do simples desejo de ser admirado ou bem-sucedido; os indivíduos com este distúrbio têm necessidades extremas por atenção e elogios que interferem na vida diária. O narcisismo pode afetar negativamente as relações interpessoais, pois os indivíduos tendem a ser insensíveis ao bem-estar alheio enquanto buscam satisfazer suas próprias necessidades egoístas.