
Nacionalidade é o status legal de um indivíduo como membro de um estado soberano. Geralmente, isso é determinado pelo local de nascimento, mas também pode ser derivado de fatores herança, cidadania adquirida ou naturalização.
A nacionalidade dá a um indivíduo direitos e obrigações em relação à leis e governos do seu país. Por exemplo, todos os cidadãos dos Estados Unidos têm o direito de votar nas eleições presidenciais americanas. Por outro lado, todos os cidadãos dos Estados Unidos também são obrigados a seguir as leis federais e estaduais dos Estados Unidos.
Outra área onde a nacionalidade pode ter consequências legais é na imigração. Dependendo da nacionalidade, algumas pessoas podem precisar de vistos para entrar em alguns países, enquanto outras podem ter livre acesso a certas jurisdições. Além disso, alguns países também oferecem benefícios especiais para seus cidadãos e exigem que determinadas responsabilidades sejam cumpridas.
Em geral, as leis que regem a nacionalidade são complexas e variam muito entre os países. No entanto, elas fornecem uma maneira fundamental de definir quem tem direito a quais privilégios e obrigações dentro da jurisdição de um estado soberano particular.