
Monoteísmo é uma doutrina religiosa que acredita que existe apenas um Deus. A palavra monoteísmo vem do grego mono, que significa “um” e theos, que significa “deus”. É a crença de que existe apenas um Deus, por oposição à politeísta, na qual se acredita em múltiplos deuses. O monoteísmo pode ser definido como a crença filosófica ou teológica de que existe apenas um Deus supremo, eterno, infinito e único com todos os poderes criadores e governadores do universo.
O monoteísmo tem sido parte da história humana desde o século XIX a.C., quando foi introduzido pelos hebreus no judaísmo. No entanto, o cristianismo também foi influenciado por esse conceito de um único Deus e hoje é uma das principais doutrinas religiosas monoteístas do mundo. O islamismo também é uma religião baseada no monoteísmo; na verdade, o profeta Maomé pregou sobre o Único Deus (Alá). Os adeptos do zoroastrismo também são considerados monoteístas pois adoram Ahura Mazda com exclusividade.
Existem alguns princípios básicos associados a essa crença: 1) Existe apenas um Deus; 2) esse Deus é onipotente (poderoso), onipresente (presente em todos os lugares) e onisciente (sabedoria infinita); 3) Ele é soberano sobre todas as coisas; 4) Ele é justo e amoroso; 5) sua vontade deve ser obedecida; 6) Ele reina sozinho sobre todos os seres vivos; 7) Ele tem a autoridade última sobre as questões morais; 8 ) Sua Palavra é final e imutável; 9) Sua lei moral prevalece sobre todas as outras leis humanas; 10) Seu amor abrange todos os seres vivos sem discriminação.