
Uma constante é um valor numérico ou texto que não muda. Ela fornece estabilidade aos programas, pois os dados armazenados nelas permanecem inalterados durante a execução do mesmo. Uma constante é declarada através da palavra-chave const e com seu tipo especÃfico, como int, float, char e assim por diante. Se uma variável tiver um valor que nunca deve mudar durante a execução do programa, ela deve ser declarada como uma constante. Por exemplo, pi (3,14) é usado em todos os cálculos matemáticos e é definido como uma constante para que seu valor não mude durante a execução do programa.
Além disso, as constantes são usadas para proporcionar maior legibilidade aos programas pois o significado dos dados armazenados nas constantes pode ser facilmente compreendido pelos usuários finais. Por exemplo, quando um programador deseja calcular os impostos devidos sobre um produto de R$ 500,00 (valor da mercadoria), ele pode simplesmente utilizar uma constante chamada IMPOSTO para representar o valor do imposto devido. Assim, qualquer pessoa que ler o código-fonte entenderá rapidamente o que está acontecendo.
Em suma, as constantes são usadas para aumentar a legibilidade do código-fonte e garantir que alguns valores importantes não sejam alterados durante a execução do programa.