
O termo coletivo se refere a um grupo de pessoas unidas para alcançar um objetivo comum. Esta união pode ser baseada em interesses, valores ou atividades compartilhadas. O coletivo é diferente da cooperação, pois enfatiza a participação igualitária de todos os membros do grupo e busca promover uma sensação de comunidade onde cada voz é ouvida e respeitada. Estes grupos costumam ter em mente os ideais e metas compartilhados pelos membros, bem como a forma como a organização vai atingir esses objetivos.
Os coletivos são frequentemente usados para promover mudanças sociais positivas. Por exemplo, muitos movimentos políticos modernos são organizados a partir do trabalho de grupos coletivos. Eles também são usados para organizar projetos artísticos e culturais, principalmente devido à sua abordagem holística que valoriza as contribuições de todos os membros do grupo.
No entanto, existem alguns desafios associados às organizações coletivas. Por exemplo, o consenso pode ser difícil de alcançar quando há grandes diferenças na opinião dos membros do grupo. Além disso, com tantas vozes tendo influência sobre o processo decisório, o processo de tomada de decisões geralmente pode ser mais lento do que nas organizações convencionais. No entanto, isso também significa que as decisões finais são mais informadas e representativas da visão geral do grupo.