
Canon é uma palavra de origem grega que significa “regra” ou “padrão”. O termo é usado para descrever um conjunto de princípios, convenções ou crenças reconhecidas como autorizadas ou como sendo parte da tradição verdadeira.
No contexto da arte, literatura e religião, algo é considerado "canônico" se for aceito como parte de uma obra importante ou de algum tipo de tradição. Por exemplo, a Bíblia cristã é considerada canônica por muitos cristãos devido à sua importância como trabalho sagrado. Além disso, há também vários outros livros sagrados que são considerados canônicos por outras religiões.
Na literatura, as obras canônicas são aquelas que são consideradas relevantes para um determinado período histórico ou cultura. Por exemplo, alguns dos principais escritores canônicos na literatura inglesa incluem William Shakespeare, John Donne e George Eliot. Cada um desses escritores foi importante para desenvolver a literatura inglesa durante seu tempo e continua sendo estudado hoje em dia.
Em artes visuais, algo é considerado "canônico" se estiver presente em obras-primas reconhecidas mundialmente ou se for produzido por artistas famosos. Por exemplo, a pintura Monalisa de Leonardo da Vinci é considerada uma obra-prima canônica e é reconhecida em todo o mundo como um ícone artístico importante do Renascimento italiano.