
O vidro foi inventado há cerca de 5.000 anos, em regiões da Mesopotâmia. O primeiro vidro conhecido, entretanto, foi produzido por volta do ano 3000 a.C., na região que hoje compreende parte da Turquia e da Síria.
Naquela época, a principal fonte de vidro era obtida a partir de areia natural misturada com soda caustica (sódio), calcário e óxido de cálcio (cal). Esta mistura era aquecida em um forno até alcançar altas temperaturas, o que fazia com que se tornasse líquida. A seguir, ela era modelada como queria o artesão e depois arrefecida para solidificar.
Embora não saibamos exatamente quem inventou o vidro, os primeiros documentos sobre o assunto indicam que os antigos egípcios eram os mestres na produção desse material precioso. Os egípcios produziam lindos objetos de vidro colorido e usavam-no para enfeitar tumbas importantes.
Outra teoria indica que os romanos foram os responsáveis pela invenção do vidro, já que tinham as melhores técnicas de fabricação deste produto durante a época antiga. Acredita-se que os romanos desenvolveram as técnicas de fabricação do vidro utilizando pedras vulcânicas e calcinadas como principais matérias-primas.
Apesar dessas teorias, a verdade é que ninguém sabe exatamente quem inventou o vidro ou qual foi o momento em que isso aconteceu. O certo é que esse material precioso tem sido usado há milhares de anos para diversos fins industriais e decorativos.