
A vacina é uma forma de prevenção de doenças infecciosas que se iniciou no século XVIII. O primeiro relato de um experimento de vacinação foi realizado pelo médico inglês Edward Jenner, quando aplicou o material proveniente da lesão da pele (pústula) de uma criança que havia sido exposta a varÃola bovina (vacina vacina) em um menino saudável. Jenner descobriu que, após ter recebido esse material, o menino foi protegido contra a varÃola humana.
Enquanto Jenner iniciava as primeiras tentativas de imunização em 1796, outras experiências também estavam sendo realizadas na Europa e nos Estados Unidos. Em 1885, Louis Pasteur desenvolveu a primeira vacina para prevenir a raiva. Mais tarde, viriam outras vacinas como a contra difteria e outras doenças infecciosas graves.
Com o avanço da ciência e da tecnologia moderna, muitos tipos diferentes de vacinas foram desenvolvidas para prevenir uma variedade de doenças infecciosas. O Programa de Expansão Global de Vacinas do governo dos Estados Unidos (GEI) foi lançado em 2000 para expandir o uso dessas vacinas em paÃses pobres e subdesenvolvidos. Desde então, vários avanços na pesquisa sobre vacinas têm permitido que mais pessoas sejam protegidas contra doenças infecciosas graves.