
O Teflon foi desenvolvido em 1938 por Roy J. Plunkett, um quÃmico da DuPont. Ele trabalhava em uma nova forma de refrigerante e acidentalmente descobriu o polÃmero perfluorado conhecido como Teflon. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a DuPont conseguiu patentear o material em 1941 e começou a produzi-lo na década de 1950.
Teflon é feito a partir de fluoreto de polifluoretileno (PTFE) e é extremamente resistente à água, ácidos, álcalis, luz ultravioleta e muitos outros produtos quÃmicos. O material é também muito resistente a altas temperaturas, mantendo sua estrutura molecular mesmo quando aquecido até 270 °C. Devido a essas propriedades, o Teflon tem sido usado em uma variedade de aplicações industriais e domésticas.
No setor industrial, o Teflon pode ser usado para revestir equipamentos e tubulações que são expostos a temperaturas extremas ou produtos quÃmicos corrosivos. Além disso, o material também pode ser utilizado na fabricação de vedações e guarnições devido à sua resistência à abrasão e à sua baixa aderência.
No lar, o teflon tornou-se um dos materiais mais populares para panelas antiaderentes devido à sua capacidade de reduzir significativamente os alimentos grudados na panela durante a cozedura. O material também pode ser usado para revestir telhas de metal para melhorar a resistência do metal contra intempéries climáticas.