A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quem inventou o chocolate

Quem inventou o chocolate Quem inventou o chocolate

O chocolate foi inventado pelos povos astecas que viviam na região do atual México. Acredita-se que eles descobriram o cacau cerca de 1500 anos atrás. A planta do cacau era cultivada em grandes jardins, onde as sementes eram colhidas, fermentadas, secas e moídas para serem usadas como bebida. O cacau era considerado um alimento sagrado porque se acreditava que trazia boa sorte e energia.

Os astecas usavam o cacau em cerimônias religiosas e também o trocavam como moeda. Os espanhóis foram os primeiros a experimentar o chocolate nas suas viagens ao Novo Mundo, no século XVI. Eles trouxeram as sementes de volta à Europa, onde elas foram cultivadas em grande quantidade.

Em 1615, um monge espanhol chamado Fray Bernardo de Carvajal criou o primeiro produto comestível feito com chocolate: um "pó" solúvel em água quente conhecido como xocoatl. Seu sabor não era tão agradável quanto hoje em dia, mas ele ganhou popularidade entre os nobres europeus. Em 1662, a Rainha Isabel da Inglaterra recebeu uma caixa de presente contendo um barril de xocoatl de Carvajal.

No início do século XVIII, os ingleses adicionaram açúcar e outras especiarias para melhorar o sabor do xocoatl e torná-lo mais agradável aos europeus. Foi nessa época que surgiu o chocolate tal qual conhecemos nos dias de hoje - líquido ou sólido - servido quente ou frio. Desde então, novas variedades tem surgindo constantemente e tornando o chocolate cada vez mais popular no mundo inteiro.