
O calendário é um sistema de medição do tempo usado para organizar e medir os anos, meses, dias e outras unidades que são usadas para contar o tempo. O calendário que usamos hoje tem suas raízes na história antiga, mas muitos dos seus elementos são atribuídos ao imperador romano Júlio César.
O calendário romano original foi muito diferente do que temos hoje. Foi baseado em um ciclo de nove anos em que cada ano tinha somente 10 meses. Existiam seis meses com 30 dias (Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis e Sextilis) e quatro meses com 31 dias (Januarius, Februarius, September e December). Quando Júlio César assumiu o poder em 46 a.C., ele queria um calendário mais preciso e decidiu reformar o calendário já existente. Ele adicionou dois meses ao calendário (Julius e Augustus), mudou o nome de Quintilis para Julius (em honra a si mesmo) e mudou o nome de Sextilis para Augustus (em honra ao seu irmão gêmeo Octavian). Ele também adicionou dias extras a certos meses para compensar os dias perdidos no ciclo de nove anos anteriormente mencionado.
Apesar das mudanças feitas por Júlio César, o calendário romano nunca foi totalmente preciso devido a problemas matemáticos relacionados às regras usadas para adicionar dias extras nos meses certos. Devido à natureza imprecisa deste calendário, foi necessária outra reforma no início do século XVI por Pape Gregório XIII. Esta reforma introduziu o calendário gregoriano que é usado na maioria dos países atualmente. O calendário gregoriano é baseado no ciclo solar real da Terra em vez do arranjo artificial usado pelo calendário romano original; isto significa que é muito mais preciso em comparação com o antigo calendário romano.
Embora Júlio César não tenha inventado literalmente o calendário moderno que conhecemos hoje, ele foi responsável por uma grande parte das reformas feitas para tornar este sistema de medição do tempo tão preciso quanto possível. Ainda assim, as contribuições feitas por Pape Gregório XIII foram fundamentais para transformar este sistema rudimentar numa ferramenta fiável que podemos usar hoje em dia para medir o tempo com precisão relativa.