A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quem inventou a bolsa de valores

Quem inventou a bolsa de valores Quem inventou a bolsa de valores

A bolsa de valores é um mercado financeiro onde são trocados títulos e valores mobiliários, como ações, opções, obrigações, entre outros. A bolsa de valores é considerada um dos principais mercados financeiros regulamentados e é responsável por intermediar as transações entre compradores e vendedores.

A história da bolsa de valores começa no ano de 1602, na cidade de Amsterdã, quando foi criada a primeira companhia pública do mundo: a Companhia das Índias Orientais Holandesa. Essa companhia tinha o objetivo de financiar navegações às Índias Orientais e era constituída por pequenos investidores que se reuniam na casa de um senhor chamado Van der Beurze para discutir sobre os investimentos. Essas reuniões passaram a ser conhecidas como "bolsas".

Em 1773, foi fundada em Londres a London Stock Exchange (LSE), que é hoje a maior bolsa de valores do mundo. Esta bolsa começou com negociações baseadas em pedidos mínimos e sem taxas comissionais. Hoje, as negociações na LSE são realizadas através do sistema electrónico SETS (Stock Exchange Electronic Trading System).

Outras bolsas importantes foram fundadas posteriormente na Europa e nos Estados Unidos. A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) foi fundada no Brasil em 1890 e é hoje uma das maiores bolsas da América Latina.

Atualmente existem centenas de bolsas por todo o mundo, cada uma delas operando independentemente mas também se ligando entre si para permitir o comércio internacional.