
Oxítona é um termo de gramática que se refere a palavras que são pronunciadas com acento tônico na última sílaba. Em outras palavras, as palavras oxítonas são aquelas cuja última sílaba tem maior destaque quando pronunciadas.
Oxítonas são comuns em línguas românicas,latim e algumas línguas gregas antigas. Em Português, a maioria das palavras terminam com vogais, o que significa que a maioria das palavras é oxítona. Alguns exemplos incluem céu (céu), porta (porta) e mão (mão). Palavras prosaicas também podem ser oxítonas, como o verbo "fazer" (fa-zer).
A maioria das palavras em português é formada por três ou mais sílabas, mas existem algumas exceções. As palavras monossilábicas não podem ser oxítonas porque não há suficientes sílabas para ter uma última sílaba acentuada. Alguns exemplos de monossilábicas incluem jogo (jo-go) e bola (bo-la). No entanto, existem algumas exceções para esta regra - as palavras paroxítonas. Paroxítono é quando a penúltima sílaba tem o acento principal, como em 'lavar' (la-var).