
Orixá é um termo usado para se referir aos deuses e espíritos da religião tradicional africana, chamada Candomblé. Esses deuses e espíritos são conhecidos como Orixás, e são considerados seres divinos que governam os assuntos dos mortais e ditam as regras da natureza. Os Orixás são conectados com forças espirituais da natureza, como o vento, a água, a terra, o fogo e os elementos celestes. Eles representam características humanas como poder, sabedoria, amor, coragem e justiça.
Os Orixás são venerados por seguidores do Candomblé em todo o mundo. Eles são adorados através de rituais cerimoniais nas quais oferendas são feitas para honrar os Orixás e pedir por sua bênção. Os devotos acreditam que estabelecer uma boa relação com os Orixás irá lhes trazer boa sorte e proteção contra as forças malignas do mundo. Além disso, acreditam que o cumprimento dos deveres religiosos em relação aos Orixás proporcionará um bom senso de propósito na vida cotidiana.
O culto dos Orixás também tem sido associado à magia prática. Muitos praticantes acreditam que realizar certas ceremonias e usar fórmulas específicas permitirá acessar a imensa energia dos Orixás para manifestar desejos pessoais. Embora isso possa soar como misticismo descabido para alguns, é uma prática profundamente arraigada na história africana e merece respeito devido às suas tradições milenares.