
Onipotência é a capacidade de uma entidade ser tudo-poderosa, possuindo todo o poder. Refere-se à capacidade de uma divindade, seja ela própria ou outra, de controlar e exercer autoridade sobre todos os aspectos da existência e do universo. Esta característica normalmente é associada com a figura de Deus na maioria das religiões monoteístas.
De acordo com o conceito cristão da onipotência, Deus tem o poder ilimitado e absoluto para fazer qualquer coisa que deseje. Ele não está limitado pelas leis da natureza ou qualquer outra forma de limitação. A onipotência também significa que Deus pode operar fora do espaço-tempo e afetar diretamente a história humana com milagres e atos providencialistas.
A onipotência geralmente contrasta com as crenças de que Deus é limitado por alguma forma de destino, sorte ou causa natural. Estas visões mais limitadas veem Deus como um observador passivo que intervém ocasionalmente na história humana em resposta às orações dos crentes, mas não interfere diretamente no curso dos eventos. Estes sistemas teológicos também podem encontrar dificuldades para explicar as catástrofes naturais e os problemas profundos da humanidade.