
Moleque é uma gíria brasileira que se refere a um jovem rebelde, descontraído e despreocupado. Normalmente, "moleque" é usado para descrever crianças ou adolescentes dos sexos masculino e feminino.
A palavra "moleque" pode ter origem no termo português "mouro", que significa "bravo" ou "valente". No Brasil, esta palavra foi adaptada para descrever jovens rebeldes e despreocupados. Assim, as pessoas usam o termo moleque para descrever aqueles que são livres de espírito, aventureiros e curiosos.
Muitas vezes, os jovens são rotulados como moleques devido à sua personalidade alegre, curiosidade e ousadia. Eles são conhecidos por sua capacidade de contornar as regras e não serem tão preocupados com as consequências de seus atos. Além disso, costumam estar ligados à cultura urbana, como skateboard e grafite.
Embora possa ser usado para descrever comportamentos negativos, como vandalismo e outras formas de delinquência juvenil, na maioria dos casos o termo é usado com humor para descrever um jovem livre de espírito.