
Um ímpio é alguém que não segue as leis morais ou religiosas estabelecidas. Eles podem ter comportamentos considerados desonestos, imorais ou antiético. A palavra "ímpio" vem do latim "impius", que significa sem piedade ou sem religião.
Os ímpios desconsideram os princípios e padrões de conduta estabelecidos pela sociedade, que são baseados nos ensinamentos religiosos e/ou na moralidade. Por exemplo, um ímpio pode roubar, mentir ou violar as leis em geral. Um ímpio também pode recorrer a atos de violência, como assassinato, para satisfazer seus desejos egoístas.
Em muitas culturas antigas, os ímpios eram vistos como sendo alguém destinado ao fracasso e à desonra. A Bíblia diz: “O homem perverso será castigado por sua própria maldade” (Provérbios 11:21). Os ímpios costumavam ser punidos por sua falta de respeito às normas sociais estabelecidas pelo grupo ou comunidade em que viviam.
No entanto, os tempos mudaram e hoje em dia está se tornando cada vez mais comum ver pessoas cometendo atos imprudentes em busca de benefícios próprios ou para satisfazer seus desejos egoísticos. Ainda assim, a maioria das pessoas continua acreditando que aqueles que são impiedoso não enfrentarão apenas consequências humanas e sociais negativas como resultado de seus atos, mas também irão sofrer as consequências divinas de um modo ou de outro.