A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O que significa eucaristia

O que significa eucaristia O que significa eucaristia

A Eucaristia é um dos principais sacramentos da Igreja Católica Romana, e consiste em uma celebração litúrgica em que o pão e o vinho são consagrados para se tornarem o Corpo e o Sangue de Cristo. A celebração é presidida pelo sacerdote, geralmente durante a Missa, e é realizada para lembrar a Última Ceia do Senhor. Durante a Eucaristia, os fiéis rezam as preces de consagração, que incluem o "Memorial da Santa Ceia".

A palavra "Eucaristia" vem do grego antigo εὐχαριστία (eucharistía), que significa "graça", "bondade" ou "gratidão". O termo reflete o sentido da celebração: entregar gratidão a Deus pelo sacrifício de Jesus na Cruz. A Eucaristia também é conhecida como o Dom de Deus, pois se trata de um presente espiritual oferecido pelo divino à humanidade.

A Igreja ensina que a Eucaristia é mais do que simplesmente um memorial da morte e ressurreição de Cristo. Ela ensina que durante a celebração, os fiéis recebem a graça especial do Espírito Santo através do pão e do vinho transformados no Corpo e no Sangue de Cristo. Os fiéis também recebem uma profunda união com Deus através destes elementos sagrados. Por esta razão, participar da Eucaristia é parte essencial da vida cristã para os católicos romanos.