
Demissexualidade é uma orientação sexual na qual a atração sexual só se desenvolve depois de ter um forte laço afetivo com outra pessoa. Além disso, é frequentemente usado como um termo para se definir como alguém que tem sentimentos românticos, mas não necessariamente sexuais por outra pessoa.
Para entender melhor o que significa ser demissexual, é importante observar que esse termo foi criado para descrever pessoas cuja orientação sexual não é baseada apenas na atração física, mas também no relacionamento emocional. Para essas pessoas, o desenvolvimento de sentimentos afetuosos por outra pessoa precisa acontecer antes da atração sexual. Ou seja, um demissexual só experimentará sentimentos sexuais depois de desenvolver sentimentos afetivos e emocionais profundos por outra pessoa.
Em geral, os demissexuais sentem atração por seus amigos e parceiros íntimos e essa atração tende a ser muito intensa. No entanto, eles podem sentir atração sexual pelas pessoas com quem estão envolvidas emocionalmente e isso depende dessa conexão afetiva. É importante lembrar que esses laços afetivos podem levar muito tempo para serem estabelecidos e os demissexuais têm tendência a formar relacionamentos a longo prazo.
A demissexualidade é considerada um dos espectros da orientação sexual e não é incomum que as pessoas tenham identificadores sexuais múltiplos ou variados. Por exemplo, alguém pode se identificar como panromântico ou bissexual enquanto também sendo demissexual.