
O Sistema Nervoso Central (CNS) é um dos principais componentes do sistema nervoso humano responsável pela coordenação e controle de funções corporais. O CNS inclui o cérebro, a medula espinhal e os nervos cranianos que conectam-se a órgãos internos e externos. A principal função do CNS é controlar as reações químicas e físicas que acontecem no corpo, permitindo que as respostas corporais a estímulos externos sejam adequadas.
As células no CNS, chamadas neurônios, transmitem informações por meio de impulsos elétricos. Essas mensagens são transmitidas entre neurônios em sinapses, onde neurotransmissores químicos são liberados para enviar os sinais para outras partes do corpo. Estas comunicações entre neurônios no cérebro permitem processamento de informação e percepção de estímulos externos.
Esta complexa rede de comunicação nos permite interpretar o mundo em torno de nós, tomar decisões, sentir emoções e reagir às nossas experiências diárias. O CNS também é responsável por desenvolver habilidades motoras, memória, linguagem e pensamento racional. Por exemplo, o cérebro nos permite lembrar fatos importantes, memorizar palavras e expressar pensamentos claramente.
Finalmente, o sistema nervoso central é responsável pela regulação de várias funções biológicas importantes como respiração, digestão e batimentos cardíacos. Essas funções biológicas básicas garantem que mantenhamos saúde física adequada enquanto realizamos atividades diárias fundamentais.