
A Citologia é a área da Biologia que estuda as células e os seus componentes. Ela se foca no estudo das propriedades, a estrutura e o funcionamento destas unidades microscópicas básicas da vida. As células são os blocos de construção fundamentais para todos os organismos vivos. Cada célula possui um núcleo contendo material genético e outras organelas que desempenham funções especÃficas, como produzir energia e fabricar proteÃnas.
A Citologia fornece informações importantes sobre como as células se comportam, mas também pode mostrar alterações patológicas que podem indicar doenças, como cancro ou outros problemas de saúde. A citologia é frequentemente usada para diagnosticar doenças infecciosas ou cancerÃgenas através da análise de tecidos ou lÃquidos corporais. Pode também ser usada para analisar as células encontradas nas lesões cutâneas ou na mucosa oral, permitindo obter uma imagem clara do local da lesão e possivelmente detectar células cancerosas.
Alguns dos métodos de citologia incluem a microscopia óptica e a citometria de fluxo. A microscopia óptica permite ver as propriedades das células e analisar sua morfologia (forma). A citometria de fluxo é uma técnica avançada que usa um laser para medir caracterÃsticas especÃficas das células, como sua forma, tamanho, cor, distribuição e atividade metabólica. Estes métodos permitem a identificação precisa de células anormais em amostras biológicas humanas ou animais.