
Basculho é uma forma de desvio de recursos públicos ou privados, onde indivíduos beneficiam-se com esquemas fraudulentos. O termo também é usado para descrever esquemas de corrupção em que políticos se apropriam dos fundos públicos para sua própria vantagem. O basculho pode ser usado para financiar projetos ilegais, obter benefícios financeiros e aumentar a influência de determinadas pessoas ou grupos.
O basculho engloba uma série de atividades ilegais, entre elas: desviar fundos da conta bancária do governo local; enganar investidores e ganhar dinheiro por meio de fraudes; desviar recursos para contas particulares; dar subornos; e manipular mercados financeiros. É comum ver políticos usando o basculho para obter vantagens ilegais em eleições, por exemplo.
O basculho também pode ser usado para fins legais, como quando os governantes gastam dinheiro dos impostos pagos pelas pessoas em programas sociais que os beneficiam. No entanto, muitas vezes esses programas são desviados para benefício próprio dos políticos, inviabilizando assim sua finalidade original e prejudicando as finanças do país a longo prazo.