O TPM (síndrome pré-menstrual) é um conjunto de sintomas que ocorrem nas mulheres na fase pré-menstrual e pode afetar a qualidade de vida. Os sintomas mais comuns são inchaço, dores abdominais, cólicas, mudanças de humor, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Felizmente, há algumas medidas naturais que podem aliviar os sintomas do TPM. Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir seus sintomas:
1. Beba muita água: Beber bastante líquido pode ajudar a reduzir o inchaço e as cãibras associadas à TPM. A água também pode ajudar a melhorar o humor e diminuir os problemas de ansiedade e depressão decorrentes da TPM.
2. Pratique exercícios regulares: Fazer exercícios regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. O exercício libera endorfinas que podem melhorar seu humor e reduzir o estresse.
3. Faça massagens relaxantes: Massagens relaxantes podem ser uma ótima forma de aliviar as tensões musculares associadas à TPM e melhorar o humor. Alguns estudos mostram que massagens regulares podem até mesmo controlar os níveis hormonais e reduzir os sintomas da TPM.
4. Use remédios caseiros: Existem vários remédios caseiros que podem ser usados para tratar os sintomas da TPM. Por exemplo, fazer banhos quentes com ervas medicinais como camomila, alecrim, hortelã e lavanda pode ser benéfico para reduzir as dores abdominais associadas à TPM. Alimentos ricos em magnésio também podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como banana, amêndoa, castanha do Pará, figo seco etc.
5. Tome suplementos naturais: Suplmentos naturais ricos em nutrientes como vitaminas B6, zinco e magnésio podem ser benéficos para tratar os sintomas da TPM, pois possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar dor abdominal e outros desconfortos relacionados à menstruação prematura . No entanto, é importante consultar seu médico antes de começar qualquer suplemento natural para evitar possíveis interações medicamentosas indesejáveis ou complicações maiores.
Enquanto essas medidas caseiras podem oferecer algum alívio dos sintomas do TPM temporariamente , elas não curam completamente o problema . Se você sofre consistentemente de problemas relacionados à TPM , é aconselhável consultar um profissional qualificado para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado para seus sintomas .

