
Gastroenterite é uma inflamação do revestimento do trato gastrointestinal, que pode ser causada por vírus, bactérias, alergias ou ingestão de algum alimento. Pode ser dolorosa e muito desconfortável, mas felizmente existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas da gastroenterite.
A primeira coisa a fazer é beber muito líquido para evitar a desidratação. É importante escolher líquidos como água, sucos de frutas naturais e chás sem cafeína para reidratar o corpo. Alguns destes líquidos também contêm sais minerais e vitaminas que podem ajudar na recuperação.
Outra dica importante é comer pequenas quantidades de alimentos leves, como arroz branco, iogurte natural, banana madura e sopas leves. Estes alimentos são fáceis de digerir e contêm nutrientes necessários para restaurar as energias do corpo.
Alguns remédios caseiros também podem ajudar a tratar os sintomas da gastroenterite. Por exemplo, o gengibre é um ótimo remédio natural para reduzir as cólicas abdominais associadas à gastroenterite. Você pode adicionar um pedaço de gengibre fresco em água fervente e beber essa mistura três vezes ao dia. Chás de ervas com camomila ou hortelã também podem ser úteis no tratamento da gastroenterite.
Outra solução caseira interessante é usar suco de limão diluído em água morna para reduzir as náuseas, vômitos e diarreias associados à gastroenterite. Basta adicionar meia colher de suco de limão em um copo de água morna e consumi-lo quando necessário durante o dia todo. Algumas gotinhas deste suco também podem ser adicionadas diretamente em recipientes com água potável para melhorar seu sabor e torná-lo mais palatável durante o uso frequente para reidratação oral.
Em suma, existem muitos remédios caseiros que podem ser utilizados no tratamento da gastroenterite. No entanto, é importante consultar um profissional da saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento por conta própria pois alguns destes remédios podem interagir com outros medicamentos que você possa estar tomando ou ter efeitos colaterais indesejados nas condições preexistentes do paciente.