
Os óculos foram inventados pelo astrônomo italiano Salvino D'Armate, que viveu na cidade de Florença durante o século XIII. Em 1284, ele apresentou seu invento à Corte de Pádua.
A tecnologia por trás dos óculos foi desenvolvida muito antes, por volta do ano 1000 dC. Naquele tempo, os árabes usavam lentes para enfocar a luz e ampliar imagens distantes, como as estrelas no céu. Por volta do século XII, os europeus começaram a usar lentes bifocais para melhorar a visão de perto.
Foi somente quando Salvino D'Armate inventou os óculos em 1284 que as pessoas começaram a usá-las para corrigir problemas de visão. Ele construiu duas pequenas lentes em forma de meia-lua e as colocou numa armação presa na testa e no nariz. Esta foi a primeira vez que alguém usou um dispositivo semelhante para corrigir problemas de visão.
Embora os óculos tenham sido inventados há mais de 800 anos, hoje em dia eles são fabricados com muitos recursos modernos e materiais avançados para atender às necessidades individuais dos usuários. Os óculos são o dispositivo mais comummente utilizado para corrigir problemas de visão, mas também existem outros tipos de dispositivos que podem ser usados para corrigir problemas menores ou mesmo complicados.