
Os jeans surgiram nos Estados Unidos, na Califórnia do século XIX. O primeiro par de jeans foi fabricado em 1853 pelo pioneiro industrialista Levi Strauss. Ele teve a ideia de criar o tecido jeans a partir de um tipo de algodão resistente chamado serge de Nîmes, que veio da França.
Levi usou o tecido para criar calças que eram resistentes e duráveis para trabalhadores rurais e mineiros. Ele usou aço rivets para reforçar os pontos fracos das calças para que elas pudessem suportar o desgaste intenso do trabalho diário. Os jeans se tornaram rapidamente populares entre os trabalhadores rurais e mineiros dos EUA, pois eram muito mais resistentes do que outras calças feitas com algodão.
Com o tempo, os jeans se tornaram conhecidos como “calça Levi's” e passaram a ser usados por todos os tipos de pessoas. Eles se tornaram populares entre hippies, skatistas e atletas nas décadas de 1960 e 1970, quando as marcas começaram a produzir novos estilos, cores e lavagens. Hoje em dia, os jeans são usados por todo mundo, desde cowboys americanos até modelos da moda europeia.