A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Quem inventou a internet

Quem inventou a internet Quem inventou a internet

A Internet foi inventada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, através do Projeto ARPANET. O projeto tinha como objetivo criar uma rede de computadores que conseguisse se auto-reparar após um ataque militar. O primeiro sistema operacional usado nessa rede foi o ARPANET NCP (Network Control Protocol).

O primeiro acesso à internet foi realizado no dia 29 de outubro de 1969 por Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia, Los Angeles. A ideia inicial era ligar computadores universitários de quatro locais diferentes nos Estados Unidos: UCLA, Stanford Research Institute, University of California Santa Barbara e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Durante 1970 e 1980, a internet evoluiu gradualmente para que pudesse ser usada por mais pessoas além dos militares. Em 1983, o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) foi criado para permitir a comunicação entre computadores diferentes. Em 1985, a National Science Foundation criou a NSFNET que conectou universidades e institutos de pesquisas nos Estados Unidos e Canadá.

Em 1989, Tim Berners-Lee escreveu o HyperText Transfer Protocol (HTTP) que é responsável por permitir a exibição de páginas web na internet. Em 1991, ele desenvolveu o World Wide Web (WWW), uma plataforma para compartilhar informações usando hiperlinks entre documentos digitais armazenados em servidores da internet.

Com isso, cientistas e acadêmicos puderam compartilhar informações em tempo real com qualquer parte do mundo. A partir desse momento é que começou o desenvolvimento rápido da internet tal como conhecemos hoje!