
A lua foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, quando um corpo celeste chamado Theia colidiu com a Terra. Esta colisão foi tão violenta que parte da Terra se desintegrou e foi lançada para fora do nosso planeta. A poeira desta explosão formou uma espécie de anel em volta da Terra e, com o passar dos séculos, este anel se acumulou e formou a lua.
A maior parte do material da lua vem da Terra. Por isso, alguns cientistas acreditam que a lua se formou através de um processo conhecido como fusão de esferas. Neste processo, partÃculas pequenas e leves (por exemplo, nitrogênio ou dióxido de carbono) são atraÃdas para os corpos maiores (como o nosso planeta) devido à gravidade. Com o tempo, estas partÃculas se acumulam e formam grandes esferas de matéria.
O calor gerado pela colisão entre os corpos celestes também contribuiu para a formação da lua. Durante este processo, a temperatura no centro da Terra era tão alta que os elementos mais leves (como hidrogênio e hélio) evaporaram-se enquanto os elementos mais pesados (como ferro e nÃquel) permaneceram. Estes elementos pesados ​​formaram as rochas duras que constituem hoje a superfÃcie lunar.
Hoje em dia, a órbita da lua é controlada pela força gravitacional da Terra. A lua gira em torno do nosso planeta a cada 27 dias terrestres - um perÃodo conhecido como "mês lunissolar". O movimento orbitante da lua também influencia as marés terrestres, que são causadas pelo atrito entre as águas do mar e os campos magnéticos gerados por ela.
Apesar desses milhões de anos que separam o momento em que foi formada daquele em que vivemos hoje, ainda existem teorias sobre como exatamente aconteceu essa formação. No entanto, o fato é que sem ela nossos dias seriam muito diferentes!