
A principal diferença entre o FBI e a CIA é que o FBI é responsável por lidar com assuntos de caráter doméstico dentro dos Estados Unidos, enquanto a CIA lida com questões globais relacionadas à segurança nacional.
O FBI foi criado em 1908 e é parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A agência executa investigações relacionadas a crimes federais, incluindo terrorismo, espionagem, contrabando ilegal de armas, lavagem de dinheiro, fraudes eletrônicas e outros crimes federais. A agência também presta assessoria sobre questões criminais às autoridades estaduais e municipais.
Já a CIA foi criada em 1947 para servir como uma agência independente que supervisiona as atividades de inteligência nos Estados Unidos. A agência realiza operações clandestinas para coletar informações sobre ameaças externas à segurança nacional dos EUA, bem como fornece assessoria política e estratégica para o governo americano. O trabalho da CIA varia desde a vigilância de governos estrangeiros até o financiamento de grupos insurgentes.
Outra grande diferença entre o FBI e a CIA é que o primeiro é um organismo policial que tem poder para prender pessoas acusadas de crimes federais, enquanto a última não tem autoridade para prender suspeitos. No entanto, ambos os organismos são responsáveis pela proteção da segurança nacional dos Estados Unidos em suas respectivas esferas de operação.