Skip to main content
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O que é um ano bissexto

O que é um ano bissexto O que é um ano bissexto

Um ano bissexto é um ano que tem 366 dias em vez dos 365 dias normais. A cada quatro anos, o calendário adiciona um dia extra ao mês de fevereiro, fazendo com que o ano inteiro tenha seis horas a mais. O motivo para isso é que o movimento da Terra em torno do Sol leva cerca de 365,2422 dias, e os calendários geralmente usam 365 dias para contar os anos para manter as coisas simples. Para ajustar este número para representar os verdadeiros movimentos do planeta, um dia extra (29 de fevereiro) é adicionado a cada quatro anos.

A regra foi originalmente desenvolvida por Julius Caesar no século I aC e foi posteriormente refinada por Pope Gregory XIII no século XVI. Assim, todos os anos divisíveis por 4 são geralmente considerados bissextos. No entanto, há algumas exceções - todos os anos divisíveis por 100 não são considerados bissextos, exceto aqueles divisíveis por 400. Isso significa que 2021 não será um ano bissexto, mas 2020 será.

Existem várias consequências de termos um ano bissexto a cada quatro anos. Uma delas é que as datas importantes comemorativas mudam - isso afeta principalmente as datas religiosas com base na Páscoa e outros feriados católicos importantes. Além disso, as estatísticas demográficas também podem ser afetadas pois há mais pessoas nas idades exatamente divisíveis por 4 durante um ano bissexto do que durante outros - isso pode afetar estatísticas comuns sobre renda média e outras variáveis ​​demográficas importantes.

Em suma, um ano bissexto é basicamente um ajuste no calendário para compensar o fato de que o movimento da Terra em torno do Sol leva ligeiramente mais tempo do que 365 dias exatos. Todos os quatro anos adicionam seis horas extras à contagem geral do tempo devido à inclusão de 29 de fevereiro em vez dos 28 dias normais neste mês.


porque precisamos nos alimentar

É essencial que nos alimentemos adequadamente para nos mantermos saudáveis e ativos. A alimentaç...

porque a água é importante

A água é essencial para a vida no planeta Terra e é tão importante que não há maneira de viver...

o que é a aurora polar

A aurora polar é um fenômeno natural que ocorre quando partículas carregadas de energia provenien...

podemos dormir de barriga cheia

Dormir de barriga cheia é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu corpo e para a su...

com nasceu o big ben

Big Ben é o nome dado à Torre Horária de Westminster, localizada na cidade de Londres, Inglaterra...

crescem para sempre os cabelos e unhas

Crescer para sempre os cabelos e unhas é algo que muitas pessoas sonham em ter. No entanto, este so...